As crianças têm, por natureza, a tendência de serem egocêntricas, o que dificulta a elas perceber as reais consequências de suas ações, com o passar do tempo a mente amadurece e percebe que admitir a falibilidade de nossas opiniões é o caminho para uma vida mais feliz. Contudo, alguns homens podem resgatar esse egocentrismo , por um ideal radical, ou mante-lo durante suas vidas. Essas criaturas são totalmente contrárias ao diálogo argumentativo e quando são favoráveis objetivam impor suas perspectivas,. A esses homens, lhes resta a mais profunda pena daqueles que durante a vida apontam os holofotes da dúvida para sí mesmos, pois viver deve ser encarado como uma constante reavaliação no qual o sujeito deve estar sempre aberto a defender e ouvir as perspectivas dos outros e caso no processo de discussão suas ideias se mostrarem falhas, mudar o rumo de seus pensamentos feliz, sabendo que aceita uma ideia fundamentada pela argumentação.
Nesse ponto onde se aceita a ideia melhor defendida, é necessário se ater para a possibilidade de uma argumentação falha ou tendenciosa, e nunca se prender a uma única ideia que não tenha sido debatida a exaustão, pois para aqueles que desistem de pensar a verdade sempre possui muitas faces.
Nenhum comentário:
Postar um comentário